Hoje venho falar um pouco sobre a importância das portas; e confesso que desde sempre tive um fascínio por portas! Não deve ser por acaso que morei durante muito tempo perto de uma rotunda intitulada “portas da cidade” e atualmente vivo numa cidade conhecida “por ter a porta aberta”!
A porta para o exterior é sem dúvida muito importante na estrutura de uma casa, pois além de nos proteger e dar segurança, faz a ligação entre o ambiente exterior e o ambiente interior.
É um local de conexão, do ambiente social a um ambiente privado e mais intimo.
Desde a antiguidade que as portas têm um papel relevante e em muitas culturas as portas estão conectadas com oportunidades, como em Portugal que se diz “Quando se fecha uma porta outra se abre” , ou no caso da China ” A quem sabe esperar o tempo abre as portas”.
As portas diferem de casa para casa, de gosto para gosto; com os seus vários tamanhos, diferentes cores e materiais, são também influenciadas pela cultura e clima de uma determinada região ou pais. Umas dão vontade de abrir outras nem tanto!
No Feng Shui a porta da casa têm também a sua importância; pois para além da função de ligação entre o ambiente exterior e ambiente interior, é o local por onde entra mais energia que permite alimentar/arejar a casa!
É apartir dela que a energia vai depois se espalhar pelo espaço interior da casa, e por esse motivo é conhecida como a boca da casa, por analogia com a nossa boca que permite alimentar o nosso corpo.
E tal como devemos ter cuidado com o que comemos, também devemos ter atenção e perceber que tipo de energia entra pela porta da nossa casa!
Comece por fazer algumas questões a si própio: Como é a porta da sua casa? Abre a com facilidade, faz algum ruido? Têm mais de uma porta para o exterior? Qual a que usa mais? O que sente quando chega junto da porta para a abrir? Sente algum cheiro em especial?
Características que a Porta principal deve ter do ponto de vista de Feng Shui :
-Em primeiro lugar as portas devem funcionar bem, sem ruídos e devem abrir e fechar com facilidade; e estar em bom estado de conservação.
– Devem ser proporcionais ao tamanho da casa e no caso de haver também uma porta traseiras deve ser maior que a porta das traseiras. A primeira alimenta casa a segunda liberta a energia que não faz falta.
– O local onde se encontra a porta deve estar limpo e ser bem iluminado e não deve haver obstáculos para chegar junto da mesma.
-Deve haver um tapete junto da porta que permita limpar os sapatos, que deve estar em bom estado e se for o caso de ter alguma mensagem, devem ser positivas.
– A porta idealmente não deve ficar alinhada com o portão do terreno no caso das moradias ou com a porta do Edifício no caso dos apartamento. Isto para que a energia não entre demasiado rápido dentro do espaço interior, caso contrario pode se tornar hóstil.
-E por fim é também importante saber para que direção (ponto cardial) está orientada a porta, para perceber a influência que os moradores recebem e se é compativel com a sua energia pessoal.
Espero que tenha gostado deste artigo e que lhe seja útil, para mais informações ou agendar uma consulta de Feng Shui consulte o nosso formulario de contacto.