Local de Estudo/ Trabalho

Setembro é o mês do regresso à Escola e também ao trabalho! Este é uma altura que todos os pais focam a sua atenção em proporcinar aos seus filhos, todo o material e condições para que possam ter um bom ano lectivo, e de preferência com muito sucesso!

O material é sem duvida importante, a Escola e a relação com os professores é também um factor determinante para o sucesso escolar!

Mas o local adequado de estudo em casa têm também muita importância, e que depende de nós, pois temos poder para o mudar ou ajustar. E cada vez mais os pais têm essa nocção, pois ainda antes da chegada do ensino à distancia, era já frequente haver uma secretária numa zona do quarto dos filhos dedicada às tarefas escolares.

E nesse sentido partilho algumas recomendações em termos de Feng Shui que podem ajudar os seus filhos a se sentirem mais confortaveis e motivados quando têm que estudar ou simplesmente fazer os seus trabalhos escolares em casa.

Antes de avançar com o espaço reservado ao estudo/trabalho é muito importante dar atenção ao espaço de descanso do seu filho, pois para que eles estejam motivados e entusiasmados é importante dormirem bem, descansarem e estarem bem de saúde.

Ficam assim algumas sugestões para ambos os espaços descanso e estudo :

  • O quarto deve ser Arejado e ter Luz natural, e deve se priveligiar as cores em tons suaves;
  • Ter uma zona de descanso e uma zona estudo em espaços distintos no quarto. É importante eles sentirem que há espaço para descansar mas também para trabalhar quando for necessário.
Localização da secretária distinta da zona da cama
Localização da secretária muito perto da cama
  • A cama e secretaria não devem estar numa posição entre portas e janelas para que não fiquem demasiados expostas ao fluxo da energia. Pois quando essa situação acontece no caso da cama é dificil descansar, no caso da secretaria as crianças ou jovens não conseguem permanecer muito tempo nesse local, acabando por escolher outra zona da casa onde se sentem mais protegidos e confortaveis.
  • A cabeceira da cama deve ficar encostada a uma parede fechada/cega e de preferência para uma direcção compatível com da criança /adolescente. A cabeceira da cama deve ainda estar bem definida e ser confortável para transmitir conforto e segurança quando dormem.
  • Idealmente junto da cama deve haver 2 mesas de cabeceira ou mobiliário que o simbolize, pois o que está do Lado esquerdo simboliza o lado activo, racional, metódico, e de organização da criança/adolescente. O Lado direito por sua vez simboliza o lado criativo, emocional, intuitivo. Quando um dos lados da cama não tem nada ou fica encostado à parede, uma destas capaciadades fica pouco activa ou bloqueada. No caso de não puder mudar a posição da cama, no lado que ficar encostado à parede deve ser compensado com algo pendurado ou colado na parede que simbolize a capaciadade em causa.
  • A secretária por sua vez deve estar numa posição que controle a porta e idealmente as costas devem estar protegidas. Deve se evitar ficar de frente para a parede, quando não for possivel por falta de espaço pode se colocar uma imagem, foto, desenho que simbolize o que a criança/adolescente quer para o seu futuro – objectivo (s)  atingir.
  • E por fim deve manter o espaço da secretaria organizado e arrumado para facilitar a concentração.

Caso não seja possivel criar este espaço de estudo no quarto do seu filho, não se preocupe, lembre se que a função principal do quarto é dormir e descansar, isso sim é importante pare ele. Pois pode sempre organizar outro local de estudo na sua casa onde o seu filho se sinta bem.

Espero que estas recomendações lhe sejam úteis, até breve!

Para informações sobre consultas de Feng Shui consulte o formulario de contacto ou o email geral@fengshuiconsulting.com.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *